Saltar al contenido principal.

Escudo de la Junta de Castilla y León; Página de inicio

Contacto

Idiomas

Comunidade Rural Digital

Logotipo del Comunidade Rural Digital

Contenido principal. Saltar al inicio.

Reunião inicial do projeto de inovação da comunidade rural digital

  • Partilhar

O principal objetivo do projeto é criar uma rede transfronteiriça para a inovação tecnológica das administrações locais locais.

29 de setembro de 2017

Em 20 de julho de 2017 ocorreu em Valladolid o encontro inicial entre os parceiros do projeto "Rural Digital Community", projeto de colaboração aprovado no âmbito da primeira convocação do POCTEP 2014-2020. O projeto, com um orçamento total de € 992.218 e financiado em 75% pelo FEDER, tem como objetivo principal a criação de uma rede transfronteiriça para a inovação tecnológica das administrações locais locais.

Para esta primeira reunião de coordenação, foram convidadas as Administrações Públicas de ambos os lados da fronteira luso-espanhola envolvidas no projeto. Além da Junta de Castilla y León, participaram a Assembleia Autônoma de Recolha e Gestão Tributária do Conselho Provincial de Salamanca (REGTSA) e a Diputação de Valladolid, pela Espanha, ea Câmara Municipal de Sabugal e Câmara Municipal de Almeida, de Portugal.

O projeto "Rural Digital Community" busca desenvolver serviços inovadores de Smart Government e Smart Rural através de uma rede de administrações locais espanholas e portuguesas com o objetivo de melhorar a inovação tecnológica das instituições rurais em ambos os lados da cooperação transfronteiriça, promovendo cooperação e competitividade.

Na primeira fase do projeto será realizado um diagnóstico e análise do estado atual da "Comunidade Rural Digital" em termos de inovação e digitalização das administrações locais das áreas rurais participantes. Paralelamente, será estabelecida uma rede de inovação contínua entre as entidades transfronteiriças locais, através de fóruns para o intercâmbio de experiências inovadoras entre as administrações locais participantes.

Através desta rede de administrações locais espanholas e portuguesas desenvolverão soluções tecnológicas inovadoras e a implementação de serviços públicos digitais. O apoio e o conselho também serão fornecidos para incentivar a transferência e implementação dessas soluções em outras entidades locais.

Além disso, o projeto também busca capacitar cidadãos e funcionários públicos através da implementação de atividades de treinamento de inovação transfronteiras para funcionários públicos locais, a disponibilização de seminários de conscientização para cidadãos e empresas no uso inteligente de tecnologias e organização de reuniões temáticas sobre inovação para técnicos TIC das administrações locais.